terça-feira, fevereiro 28, 2012

Em Colinas, Colégio João XXIII, recebe profissionais da Saúde para realização do Programa Saúde na escola (PSE).

“Parceria educação e saúde em destaque.”

O Colégio estará recebendo profissionais da Saúde do município de Colinas, no período de 27/02/2012 a 02/03/2012  para realização da primeira fase do PSE-Programa Saúde na Escola - que tem por objetivo avaliar a saúde dos nossos alunos, para garantir educação e qualidade de vida.
Este programa acontecerá anualmente a partir de 2012 com um tema de mobilização nacional. Para o ano de 2012 foi escolhido o tema de prevenção da obesidade. A Semana Saúde na Escola é parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação e acontecerá entre os dias 05 à 09 de março de 2012 para os escolares e suas famílias, com o intuito de alertar para a importância das boas práticas de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania. Serão ministradas palestras abordando temáticas  diferenciadas ligadas à saúde e prevenção de doenças, bem como ações de avaliação clínica e psicossocial dos alunos, nos turnos matutino e vespertino, tais como:

v   avaliação antropométrica
v   detecção precoce de hipertensão
v   avaliação oftalmológica
v   avaliação auditiva
v   avaliação da saúde bucal
v   avaliação nutricional
v   avaliação de saúde negligenciada: hanseníase, malária, tuberculose
v   avaliação psicossocial
v   avaliação do calendário vacinal – para este último item o aluno deverá trazer a carteira de vacina.

Espera-se, que o trabalho conjunto entre escola e equipe de saúde venha  contribuir para a prevenção e tratamento  de doenças que prejudicam a aprendizagem  dos alunos.

Após a divulgação do Programa Saúde na Escola, através da diretora Maria de Fátima Rezende e equipe, alunos e pais demonstraram interesse e receptividade quanto aos serviços oferecidos, buscando novas informações a cada dia.

Maria  de Fátima   Rezende
Diretora

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Colégio João XXIII em Colinas inicia o ano letivo com Missa celebrada por Dom Philip Dickmans.

Nesta quinta feira, 02/02/2012, 2º dia letivo no Colégio João XXIII, cerca de 800 alunos, o Mon Senhor Pe Martin Keveny, professores e demais funcionários participaram da Missa em ação de graças pelos bons resultados educacionais obtidos em 2011 e pelo início do ano letivo/2012.
A participação significativa dos convidados confirma a aceitação da ação, que proporcionou ensinamentos de evangelização e formação cidadã.
Durante a celebração, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, às 9 horas (I turno) e às 14 horas (II turno), Dom Philip Dickmans enfatizou a importância da responsabilidade, a disciplina e a cooperação para o alcance individual e coletivo dos objetivos educacionais.
A Diretora do Colégio, Profª Fátima Rezende, em sua mensagem final, ressaltou a atenção e a educação dos alunos, e destacou a valiosa “aula” proporcionada pela disposição de  Dom Philip Dickmans – encerra.

Colinas do Tocantins – TO, 03 de fevereiro de 2012.