O Colégio João XXIII participou das atividades em relação ao dia 18 de maio- Dia Nacional contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída pela Lei Federal nº 9970/00. Esta data foi escolhida para lembrar um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o Crime Araceli, ocorrido em 1973, em vitória-ES. Ter um dia no calendário nacional para destacar a temática da violência sexual é uma estratégia fundamental para avançar na formação de uma nova cultura e consciência da sociedade brasileira, capaz de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e exploração sexual.
O Colégio João XXIII participou ativamente através de representação nas reuniões da RACA-Rede de Apoio á Criança e ao Adolescente para definição das atividades alusivas à data, preparação de alunos do ensino fundamental – de forma específica o 7º ano A, através da professora Elaine Azevedo. A professora trabalhou em sala de aula assuntos ligados á sexualidade, enfocando os tipos de violência utilizando slides informativos, formando multiplicadores e preparando-os para participarem de uma blitz educativa no dia 18 de maio, acompanhados por coordenadoras pedagógicas, no período entre 08h00 e 09h00, (perto do semáforo de Colinas do Tocantins), juntamente com outras instituições de ensino e representações da RACA- Rede de Apoio á Criança e ao Adolescente.
A participação dos alunos na blitz, precedida pela orientação teórica em sala de aula, foi de grande relevância, pois oportunizou a participação na comunidade, como multiplicadores de informações contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, através da entrega de folders educativos sobre o tema.